Distrações constantes, múltiplas tarefas realizadas ao mesmo tempo, falta de planejamento… Esses são só alguns dos problemas que roubam nosso foco e impactam diretamente a produtividade e a qualidade do trabalho que fazemos.

A falta de foco pode nos colocar em um ciclo vicioso em que precisamos trabalhar muito para entregar resultados, e por vezes mesmo diante de um grande esforço, fica aquela impressão de que poderíamos ter feito melhor.

Aprender a manter a concentração e focar no que deve ser feito pode trazer resultados incríveis para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Para te ajudar nessa missão, reunimos algumas dicas essenciais para fazer com que a falta de foco deixe de ser um problema no seu dia a dia.

1 – Encontre um espaço adequado para trabalhar

É praticamente impossível manter o foco nas suas tarefas quando há pessoas conversando ao seu lado, ou quando o barulho de um grande engarrafamento entra pelas janelas.

Encontrar um lugar quieto e isolado pode melhorar de forma significativa a sua produtividade.

Sabemos que este é um luxo que nem sempre está ao alcance de todos, portanto, se este lugar não estiver por perto, experimente usar fones de ouvido, e quem sabe usar uma trilha sonora que te ajude a se concentrar.

2 – Saiba priorizar

Se você tem uma enorme lista de prioridades, é sinal de que você não conhece o verdadeiro significado de prioridade.

Você não é um super-herói com poderes para realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Prioridade se escreve no singular. Defina o que precisa ser feito primeiro, e somente ao terminar, concentre-se em uma nova prioridade.

Decidir o que é mais importante e focar na execução da tarefa sem interrompê-la para começar outra é fundamental e pode ajudá-lo de forma substancial!

3 – Exercite a sua mente

Pode parecer bobo, mas jogos de concentração estimulam o cérebro e podem melhorar a sua capacidade de concentração e foco. Boa parte do que fazemos nos nossos trabalhos é criar uma estratégia para vencer e executá-la.

Que tal uma partida de xadrez no intervalo do trabalho? Há muitos outros jogos que podem ajudá-lo a exercitar o foco, a memória e o raciocínio. Você vai encontrar centenas em uma simples pesquisa no Google.

O nosso cérebro é um músculo, e exercitá-lo diariamente pode fazer dele um aliado cada vez mais forte para alcançar o sucesso.

E aí, que tal começar hoje a praticar essas dicas e revolucionar a sua eficiência profissional? 😉

Nada de cobranças excessivas ou expectativas de mudança imediata. É o exercício diário do aprendizado e a construção de hábitos positivos que vai fazer a diferença! Sucesso!