O trabalho remoto e o home-office vieram para ficar em muitas organizações. Com eles surge o desafio de manter equipes engajadas e produtivas liderando à distância. É comum encontrar líderes completamente perdidos sobre esta nova modalidade de liderança.

Pensando neles, separamos cinco dicas práticas que podem ajudar muito neste momento tão desafiador. Observe-as atentamente e crie um ambiente de alta sinergia mesmo sem proximidade física.

1 – Defina com clareza o propósito, as metas e os resultados esperados para a equipe. É importante que todos saibam exatemente o que precisa ser feito, e as atribuições estejam claras para criar autonomia e manter a produtividade dos colaboradores.

2 – Aposte na integração da equipe para a construção de sinergia. Reuniões com grupos de trabalho e setores são importantes para manter a comunicação em dia e todos unidos no mesmo propósito.

3 – Lidere pelo exemplo. Se você espera que sua equipe tenha alto comprometimento mesmo em regime de trabalho remoto, é crucial demonstrar o quanto você está comprometido. Seja pontual nas reuniões e mostre para sua equipe o entusiasmo que você quer criar.

4 – Aposte no desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Mais do que nunca o desenvolvimento de soft skills a partir de programas customizados deve ser prioridade. Administrar as demandas do trabalho junto com afazeres do lar e convivência com a família exige habilidades como empatia, domínio emocional, autoconhecimento, e mais.

5 – Não esqueça do acompanhamento e feedback. Manter este canal aberto é o que vai definir se sua equipe será produtiva ou improdutiva em regime de trabalho remoto.

E você, como tem enfrentado o desafio de liderar à distância?

Além destas cinco dicas, recomendamos que haja espaço para descontração e leveza. Que tal implementar um happy hour à distância com sua equipe? Desta forma, você evita que a rotina de vídeo-chamadas e longas reuniões se torne chata ou tediosa.